S I M P Ó S I O   T E M Á T I C O   "H I S T Ó R I A   E   A R T E"

I Congresso Internacional de História | UNICENTRO/UEPG

De 14 a 17 de maio de 2013, na UNICENTRO, campus de Irati

Informações gerais sobre o evento: clique aqui

 

TÍTULO

Simpósio Temático de "História e Arte"

 

PROPONENTES

Prof. Dr. Artur Freitas – FAP/UNESPAR

Profa. Dra. Rosane Kaminski – DEHIS/UFPR

 

PALAVRAS-CHAVE

história e arte; história da arte; arte e cultura; arte e política

 

RESUMO

Este Simpósio tem por objetivo abordar as relações históricas entre arte e cultura, particularmente no que compete às interconexões simbólicas entre, de um lado, a historicidade das formas, e de outro, os principais vetores morais, sociais e políticos presentes num determinado contexto. Para tanto, partimos de uma noção abrangente de “arte”, que envolve as mais diversas linguagens, como as artes visuais, a fotografia, o cinema e o teatro, pressupondo que há na arte não apenas um sentido de deleite ou de entretenimento, mas sobretudo de embate em relação às regras codificadas da cultura. Nesses termos, compreendemos que todo o fazer artístico é histórico (BAXANDALL, 2006), ou seja, está em relação íntima com seu tempo e com as condições de sua produção e circulação. Da mesma forma, acreditamos que essa inserção histórica do fazer artístico envolve a consideração e a análise das propriedades intrínsecas de cada linguagem considerada, o que implica em aceitar que as próprias formas de expressão artística possuem uma historicidade latente (GOMBRICH, 1994), tão relevante quanto as temáticas abordadas ou as suas eventuais circulações sociais. Assim sendo, é nosso propósito analisar os diversos modos de “partilha do sensível” (RANCIÈRE, 2005), pois tendemos a ver as próprias práticas artísticas como formas modelares de ação e distribuição dos dispositivos de sensibilidade coletiva. Como resultado, este Simpósio se abre às pesquisas que abordam a interação entre história cultural, história da arte e estética, com ênfase em temas gerais como imagem e sensibilidade, estética e política, arte e documento histórico e os campos da arte.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

BAXANDAL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 31-119.

GOMBRICH. Ernst Hans. Para uma história cultural. Lisboa: Gradiva, 1994.

GINZBURG, Carlo. De A. Warburg a E. H. Gombrich: notas sobre um problema de método. In: Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 41-93.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005.

 

APRESENTAÇÕES

 

Mesa 01 - comunicações | 16 de maio

Rosane Kaminski

Imagens de revistas: limites e tensões na cultura publicitária em curitiba no início dos anos 1970

Everton Moraes

Imagens do “novo” em Paulo Leminski e Luiz Carlos Rettamozo

Ernesto Marczal

Considerações sobre a arte gráfica do Pasquim e a copa do mundo de 1978

Larissa Pinheiro

A representação do cigarro na revista Para Todos... feitas por J. Carlos (1927-1931)

 

Mesa 02 - comunicações | 16 de maio

Luiz Carlos Sereza

Imagens do mal no filme de S7VEN de David Fincher (1995), uma leitura

Igor Santos

A representação de elementos nacionais no cinema brasileiro através dos documentários Painel (1950) e Santuário (1951)

Angélica Colombo

Cinema: obra de arte, bem cultural e mercadoria

Lucas Kölln

A arte como prática social: John Steinbeck e a decadência das antigas classes médias rurais

 

Mesa 03 - comunicações | 17 de maio

Artur Freitas

Os Encontros de Arte Moderna: vanguarda e comportamento nos anos 1970

Lucas Ruteski

A arte diante do mal radical: ensaio sobre o excerto da peça de Denise Stoklos “um orgasmo adulto escapa do zoológico”

Carla Nascimento

Curitiba e sua arte nas décadas de 1940-60 a partir do estudo da obra de Nilo Previdi

Luiz Carlos da Silva

Guerra, arte e sociedade: sobre os limites do artista

 

Mesa 04 - comunicações | 17 de maio

Aluísio Andriolli

Fotografia de paisagem e territorialidade nos EUA do século XIX

Francielli Santos

Crianças em fotografias de família do foto Bianchi (1910-1950)

Fábio Fonseca

Espaço sagrado e espaço sensorial no códice de São Jorge

Vanessa Oliveira

Por baixo da superfície do discurso pluralista

 

 

 

 

 

 

 
   

 

[Gostaria de ser informado diretamente sobre as atividades do NAVIS? Envie uma mensagem para gruponavis@gmail.com solicitando sua inclusão na lista de e-mails do Núcleo].