II Simpósio de História e Arte

  n a r r a t i v a   e   s u b v e r s ã o   |   m a i o   d e   2 0 1 5

 

núcleo

de artes

visuais

 

|    i n í c i o   |    p r o g r a m a ç ã o   |    p a l e s t r a n t e s   |    i n s c r i ç õ e s    |    o r g a n i z a ç ã o   |   f o t o g r a f i a s   |

 

 

 

PALESTRANTES 

 

 

Profa. Dra. Ana Maria Mauad (UFF)

É doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Atualmente é professora do Departamento de História, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e autora do livro "Poses e Flagrantes: ensaios sobre História e fotografias" (Eduff, 2008). Dedica especial interesse à reflexão crítica sobre fotografia.

 

Prof. Dr. Celso Favaretto (USP)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1988) e livre-docência pela Faculdade de Educação da USP (2004). Atualmente é professor efetivo aposentado da Universidade de São Paulo. Com temas que transitam nas áreas de Filosofia, Estética, Arte e Educação, é autor, entre outros, dos livros “Tropicália: alegoria alegria” (4ª edição), “A invenção de Hélio Oiticica” (2ªed.) e “Filosofia, Linguagem, Arte” (Org).

 

Prof. Dr. Francisco Santiago (UFRN)

Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (2002), Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente trabalha na Universidade Federal do Rio Grande Norte como professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFRN. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em história e teoria das imagens, história social da arte, cinema moderno europeu e história do cinema brasileiro.

 

Profa. Dra. Maria Lucia Bastos Kern (PUC-RS)

Possui graduação e especialização em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1971) e doutorado em História da Arte - Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1981), Pós-Doutorado pela Université de Paris I (1988) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1995-96). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, do Programa de Pós-Graduação em História, Pesquisador I A do CNPq, Pesquisador Associado da EHESS. Com experiência na área de História e Teoria da Arte, é autora, entre outros, dos livros “Arte Argentina: Tradição e Modernidade” e “Paisagem: Desdobramentos e Perspectivas Contemporâneas” (Org).

 

Prof. Dr. Michael Asbury (University of Arts London)

É historiador de arte, crítico e curador  anglo-brasileiro.  Atualmente é  Professor Assistente no Research Centre for Transnational Art, Identity and Nation (TrAIN) na University of the Arts London (UAL). Em seu PhD, no  London Institute (atualmente UAL), investigou a obra de Hélio Oiticica e sua relação com o modernismo e as culturas populares brasileiras. Como curador, trabalhou em diversas instituições, entre elas: Tate Modern, Camden Arts Centre e a Embaixada Brasileira em Londres, Galeria Milan, Galeria Nara Roesler em São Paulo e no  Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza. Tem experiência em arte moderna e contemporânea brasileira, com vários artigos, capítulos e textos de catálogo publicados sobre o tema.

 

Prof. Dr. Raúl Antelo (UFSC)

Graduado em Letras Modernas pela Universidad de Buenos Aires (1974) e em Língua Portuguesa pelo Instituto Superior del Profesorado en Lenguas Vivas (1972), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Literatura Brasileira pela mesma Universidade (1981). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1A do CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: modernismo e modernidade, poesia e crítica cultural contemporânea. É autor, entre outros, dos livros “Maria com Marcel: Duchamp nos trópicos”, “Imágenes de América Latina”, “Potências da imagem” e “Transgressão & Modernidade”.

 

Prof. Dr. Roberto Conduru (UERJ)

É doutor em História pela Universidade Federal Fluminense , mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Associado de Teoria e História da Arte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi pesquisador convidado no Getty Research Institute da Getty Foundation. É membro e vice-presidente do Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA, do qual foi presidente (2007-10). É autor, entre outros livros, de “Willys de Castro”, “Arte Afro-Brasileira” e “Jorge Guinle”.

 

Prof. Dr. Vicente Sánchez-Biosca (Universitat de València)

Professor de Comunicación Audiovisual na Universitat de València, diretor da revista Archivos de la Filmoteca  e estudioso no campo da produção e circulação das imagens, sobretudo no cinema, mas também na fotografia, nas imagens impressas e outras mídias. Como Professor Visitante atuou na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle) entre 2009-2012, na Universidade de New York (2013), Universidade de Montréal (1993-1996), Universidade de Paris I (2010) e na Universidade de São Paulo (2001), entre outras. É autor, entre outros, dos livros “Cine de historia, cine de memoria”, “Cine y vanguardias artísticas”, “.El montaje cinematográfico” e  “Cine y guerra civil española: del mito a la memoria”.

 

 

 

 

O QUÊ?

 

II Simpósio de História e Arte, com o tema "Narrativa e Subversão".

 

QUANDO?

 

27 a 29 de maio de 2015.

 

ONDE?

 

Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, UFPR, Praça Santos Andrade, nº 50, Centro, Curitiba-PR

 

REALIZAÇÃO

 

Grupo de pesquisa: Núcleo de Artes Visuais - NAVIS (CNPq)

 

Linha de Pesquisa: Arte, Memória e Narrativa, Programa de Pós-Graduação em História – PPGHIS/UFPR

 

FINANCIAMENTO

 

Capes

 

CONTATO:

 

simposio.historiaearte@gmail.com