e n c o n t r o s   d i s c i p l i n a r e s   |   a g o s t o  d e  2 0 1 2

 

núcleo

de artes

visuais

 

|    i n í c i o   |    p r o g r a m a ç ã o   |    p a l e s t r a n t e s   |    i n s c r i ç õ e s    |    o r g a n i z a ç ã o   |   f o t o g r a f i a s

 

 

 

O EVENTO     veja o cartaz do evento

 

 

Criado em 2012 pelos professores Artur Freitas, Paulo Reis e Rosane Kaminski, o Simpósio de História e Arte é uma iniciativa do grupo de pesquisa Núcleo de Artes Visuais (NAVIS/CNPq). Previsto para ocorrer a cada dois anos, o evento dedica-se ao estudo das relações entre conhecimento histórico e artístico, com ênfase no intercâmbio intelectual entre pesquisadores de diversas instituições brasileiras.

 

Sob o tema geral “História e arte: encontros disciplinares”, o I Simpósio de História e Arte, em parceria com  a Linha de Pesquisa "Intersubjetividade e pluralidade: reflexão e sentimentos na história" do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR, abordará os diversos modos de entrecruzamento entre a História, a História da Arte e a Arte. Em sua primeira edição, a programação do Simpósio prevê a realização de duas conferências (abertura e encerramento do evento) e três mesas temáticas, sob os seguintes títulos: (1) Modernidade e modernismo; (2) História, arte e contemporaneidade; e (3) História e cultura visual. Cada mesa temática será composta por dois convidados e um moderador.

 

O evento contará com os seguintes palestrantes, todos especialistas na relação entre Arte, História e Visualidade: profa. Dra. Annateresa Fabris (USP), profa. Dra. Cristina Freire (USP), prof. Dr. Francisco Alambert (USP), profa. Dra. Glória Ferreira (UFRJ), profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (USP), profa. Dra. Marize Malta (UFRJ), prof. Dr. Paulo Knauss (UFF) e prof. Dr. Tadeu Chiarelli (USP).

 

Para participar do evento, clique aqui.

 

 

O QUÊ?

 

I Simpósio de História e Arte, com o tema "Encontros disciplinares".

 

QUANDO?

 

29 a 31 de agosto de 2012.

 

ONDE?

 

Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, UFPR, Praça Santos Andrade, nº 50, Centro, Curitiba-PR

 

REALIZAÇÃO

 

Grupo de pesquisa: Núcleo de Artes Visuais - NAVIS (CNPq)

 

Linha de Pesquisa: Intersubjetividade e pluralidade: reflexão e sentimentos na história, Programa de Pós-Graduação em História – PGHIS/UFPR

 

FINANCIAMENTO

 

Capes

 

CONTATO:

 

simposio.historiaearte@gmail.com