PE S Q U I S A D O R E S   D O   N A V I S

[veja a lista completa dos integrantes: aqui]

 

 

  Artur Freitas  Cláudio Machado Jr       

 Sereza          Walter Menon

 

 

 

Anderson Bogéa da Silva (FAP/UNESPAR)

 

 

Anderson Bogéa da Silva possui graduação em filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn) pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Tem experiência e interesse na área de Filosofia, com ênfase em Estética, Filosofia da Linguagem e Filosofia Analítica. Tem experiência na docência tanto no ensino médio, quanto no ensino superior, bem como na modalidade de EAD. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Paraná - campus Faculdade de Artes do Paraná (FAP/UNESPAR) - e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná.

andersonbogea@gmail.com

currículo lattes

 

Artur Freitas (FAP/UNESPAR)

Artur Freitas

 

 

 

Artur Freitas é professor Associado de História da Arte do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná (PPGARTES/UNESPAR), professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR) e autor de Arte de guerrilha (São Paulo: Edusp, 2013), Festa no vazio (São Paulo: Intermeios, 2017), Arte e contestação (Curitiba: Medusa, 2013), História e arte (org. São Paulo: intermeios, 2013) e Arte e política no Brasil (org. São Paulo: Perspectiva, 2014). É doutor e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (PGHIS/UFPR), com pesquisa sobre arte brasileira. Graduou-se em Artes pela mesma instituição (DEARTES/UFPR). De 2004 a 2012, lecionou e orientou pesquisas na Pós-Graduação em História da Arte da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Foi editor do jornal cultural Preto no Branco, da revista eletrônica de artes A Fonte e da Revista Científica de Artes da FAP. Como curador, realizou, entre outras, a exposição "Estado da arte: 40 anos de arte contemporânea no Paraná - 1970-2010" (Museu Oscar Niemeyer, 2010), premiada pela Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA).

artur.imagem@gmail.com

currículo lattes

 

Cláudio Machado Jr (DTFE/UFPR)

Cláudio Machado Jr

 

Cláudio Machado Jr. é professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), alocado no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. Orientador de mestrado e doutorado como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação, e do Programa de Pós-Graduação em História, linha de pesquisa em Arte, Memória e Narrativa. Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com bolsa CAPES. Editor Chefe dos periódicos Educar em Revista e Revista de História e Historiografia da Educação. Coordenador do Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de História (GTHE ANPUH). Desenvolve e orienta pesquisas no âmbito da História Cultural e da História da Educação, em especial com fontes que se remetem à fotografia e à imprensa.

cdsmjunior@gmail.com

currículo lattes

 

Clóvis Gruner (DEHIS/UFPR)

 

Clóvis Gruner é mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná, onde atualmente é professor do Departamento de História (DEHIS/UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UFPR), atuando nas áreas de Teoria da História e Historiografia nos cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em História, Memória e Imagem. Suas pesquisas recentes problematizam as relações entre história e narrativas ficcionais. Interessa-se e pesquisa também a história cultural do crime, particularmente as intersecções entre os discursos literários e criminológicos entre o final do século XIX e início do XX. Publicou os livros Paixões torpes, ambições sórdidas: crime, cultura e sensibilidade moderna (São Paulo: ALameda, 2018),   Leituras matutinas: utopias e heterotopias da modernidade na imprensa joinvilense (Curitiba: Prismas, 2017) e co-organizou Nas tramas da ficção: história, literatura e leitura (São Paulo: Ateliê Editorial, 2008). Vive e trabalha em Curitiba.

clovisgruner@gmail.com

currículo lattes

 

Giovana Simão (FAP/UNESPAR)

 

 

 

 

Giovana Simão é professora Adjunta da Escola de Música e Belas de Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP/UNESPAR), doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de Cultura e Sociabilidades, mestre em História da Educação pela UFPR e graduada em Licenciatura em Arte, também pela UFPR. Foi professora efetiva do curso de Licenciatura em Artes visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Vive e trabalha em Curitiba.

gvtsimao@gmail.com

currículo lattes

 

Katiucya Perigo (EMBAP/UNESPAR)

 

 

Katiucya Perigo é professora adjunta da Escola de Música e Belas Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP/UNESPAR). É graduada em Educação artística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1999). No mestrado em História (PGHIS/UFPR) realizou uma biografia sobre um artista paranaense: Miguel Bakun. De 2004 a 2008 no doutorado (História - PGHIS/UFPR) estudou a constituição do meio artístico moderno (PR). Possui uma série de textos publicados que abrangem as áreas de História e Crítica de arte. Vive e trabalha em Curitiba.

katiucya@yahoo.com.br

currículo lattes

 

 

Luiz Carlos Sereza (UTP)

Sereza

 

 

Luiz Carlos Sereza é professor do curso de História da Universidade Tuituti do Paraná (UTP). É doutor e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR) e graduado em História pela Universidade Tuituti do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: crime, imaginário, ficção policial, cinema e história da arte. Vive e trabalha em Curitiba.

lcsereza@gmail.com

currículo lattes

 

Paulo Reis (DEARTES/UFPR)

 

 

Paulo Reis é professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (DEARTES/UFPR) e autor do livro Arte de vanguarda no Brasil (Rio de Janeiro: Zahar, 2006). Concluiu, em 1985, a licenciatura em artes plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em 1998, obteve o título de mestre na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, em 2001, atuou como curador do Panorama da arte brasileira. Em 2004, concluiu doutorado na Universidade Federal do Paraná e participou da curadoria da mostra Campo aberto: ação, documento e obra. Em Florianópolis, realizou, em 2005, a curadoria de acervo do museu Victor Meireles, onde, em 2007, responsabilizou-se pela mostra Estados da imagem: livros de Waltércio Caldas. Vive e trabalha em Curitiba.

paulo_reis@uol.com.br

currículo lattes

Rodrigo Tavares (DEHIS/UFPR)

 

Rodrido Tavares é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (DEHIS/UFPR). É Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Arquivologia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da mesma Universidade (IEB/USP) e especialista em Tradução (CITRAT/USP). É autor dos livros Porto Vermelho: A maré revolucionária (1930 - 1951) e Moscouzinha Brasileira: cenários e personagens do cotidiano operário de Santos (1930 - 1954), ambos sobre o comunismo em Santos e desenvolvidos no PROIN (Projeto Integrado Arquivo do Estado/USP). No Doutorado, pesquisou os desenhos publicados na imprensa comunista e, atualmente, investiga o fotojornalismo do PCB e a relação entre imagem, história e imprensa escrita. Vive e trabalha em Curitiba.

rrtvrs@gmail.com

currículo lattes

 

Rosane Kaminski (DEHIS/UFPR)

 

 

 

Rosane Kaminski é professora Associada do Departamento de História (DEHIS/UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR) e autora dos livros A formação de um cineasta (Ed. UFPR, 2018), História e arte (org. São Paulo: intermeios, 2013) e Arte e política no Brasil (org. São Paulo: Perspectiva, 2014). É Pós-Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais (USP), Doutora em História pela UFPR, com pesquisa sobre a relação entre cinema e história na obra ficcional de Sylvio Back. É graduada em Artes Visuais pela UFPR e Mestre em Tecnologia pela UTFPR. Desde 1999, atua no ensino superior em Curitiba, tendo lecionado disciplinas de Estética, Percepção da Forma e História da Arte em cursos de Design (na UTFPR, na Universidade Positivo e na UFPR). Foi responsável pelo projeto financiado pelo CNPq que resultou no site www.revistascuritibanas.ufpr.br. Apresentou resultados de suas pesquisas em diversos eventos acadêmicos, e publicou capítulos de livros, artigos em revistas indexadas e periódicos virtuais. Organizou o dossiê As imagens no tempo e os tempos da imagem para a revista História Questões e Debates em 2014. Vive e trabalha em Curitiba.

rosanekaminski@gmail.com

currículo lattes

 

 

Vinícius Honesko (DEHIS/UFPR)

 

Vinícius Honesko possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também se doutorou em Literatura (Teoria Literária). É autor de O Paradigma do Tempo: Messianismo e Walter Benjamin em Giorgio Agamben. Desenvolve pesquisas relacionadas à teoria da história e à filosofia contemporânea, tendo como autores de referência Georges Didi-Huberman, Jean-Luc Nancy, Peter Sloterdijk e, sobretudo, Giorgio Agamben, de que é também um dos tradutores no Brasil. Atualmente é professor de História Contemporânea no Departamento de História (DEHIS/UFPR) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UFPR) da Universidade Federal do Paraná. Vive e trabalha em Curitiba.

viniciushonesko@gmail.com

currículo lattes

 

 

Walter Menon (DEFI/UFPR)

Walter Menon

 

Walter Menon é professor adjunto do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e autor de l'Oeuvre d'Art, l'Expérience esthétique de la Vérité (Paris: l'Harmattan, 2011). Realizou pós-doutorado sob supervisão de Bernadette Bensaude-Vincent em 2015 no CETCOPRA - Centre D'Etude Des Techniques Des Connaissances Et Des Pratique - Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Em 2011, foi pesquisador de pós-doutorado no NEVIS Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. É doutor em Filosofia pela Universidade de Paris VIII, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília e graduado em Artes pela mesma instituição. Foi coordenador de subprojeto de Filosofia do PIBID- UFPR 2012-2013. É Pesquisador colaborador do PPG da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasilia e membro do Núcleo de Estudos de Semiótica e Comunicação NESECOM. Áreas de interesse: Estética, Filosofia da Arte, Filosofia da Técnica, com ênfase na relação entre estética, teoria da linguagen, filosofia da técnica, teoria do conhecimento, bem como a relação entre estética e política. Autores de interesse: Danto, Goodman, Kant, Schiller, Rancière, A. Leroi-Gourhan, G. Simondon. Desde 1998 atua como artista plástico.

romeromenon@yahoo.fr

currículo lattes