top of page

pesquisadores

Conheça os membros do NAVIS

integrantes atuais

LÍDERES DO GRUPO

UNESPAR

Artur Freitas é pesquisador PQ-2 do CNPq, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (PPGAV/UNESPAR), docente do Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma instituição (PPGARTES/UNESPAR), professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR) e autor de Arte de guerrilha (São Paulo: Edusp, 2022, 2ª ed.), Festa no vazio (São Paulo: Intermeios, 2017), Arte e contestação (Curitiba: Medusa, 2013), História e arte (Org. São Paulo: intermeios, 2013), Arte e política no Brasil (Org. São Paulo: Perspectiva, 2014), Políticas do sensível (org. São Paulo: Intermeios, 2023) e Imagem, narrativa e subversão (Org. São Paulo: Intermeios, 2016). É doutor e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR), com pesquisa sobre arte brasileira. Graduou-se em Artes pela mesma instituição (DEARTES/UFPR). De 2004 a 2012, lecionou e orientou pesquisas na Pós-Graduação em História da Arte da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Foi editor do jornal cultural Preto no Branco, da revista eletrônica de artes A Fonte e da Revista Científica de Artes da FAP. Como curador, realizou, entre outras, a exposição "Estado da arte: 40 anos de arte contemporânea no Paraná - 1970-2010" (Museu Oscar Niemeyer, 2010), premiada pela Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA).

UFPR

Rosane Kaminski nasceu em 1967 em Erechim-RS. É Pós-Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP), Doutora em História (UFPR), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Graduada em Artes Visuais (UFPR) e pesquisadora PQ-2 do CNPq. Atualmente vive em Curitiba-PR e é Professora Associada da Universidade Federal do Paraná, onde leciona e orienta pesquisas sobre história e artes nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (PPGAV/UNESPAR), Colaboradora no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG/CINEAV), líder do Grupo de Pesquisa Arte, Memória e Narrativa (AMENA-CNPq) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Artes Visuais (NAVIS-CNPq). É autora dos livros Poética da angústia: cinema e história em Sylvio Back (Intermeios, 2021) e A formação de um cineasta: Sylvio Back na cena cultural de Curitiba nos anos 1960 (Editora UFPR, 2018). É coorganizadora das coletâneas: Cinema e pensamento (Intermeios, 2021); Artes & violências (Intermeios, 2020); Imagem, narrativa e subversão (Intermeios, 2016), Arte e política no Brasil: modernidades (Perspectiva, 2014) e História e arte: encontros disciplinares (Intermeios, 2013).

Artur
Rosane

PESQUISADORES ATIVOS

Anderson Bogéa    < SITE PESSOAL >

UNESPAR

Anderson Bogéa é professor da Universidade Estadual do Paraná, campus Curitiba II (FAP/UNESPAR). Possui licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2006), licenciatura em Artes Visuais pelo Claretiano Centro Universitário (2021), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2019), no qual defendeu a tese "O Recredenciamento Filosófico da Arte: Narratividade e Performatividade em Escritos da Arte Conceitual". Tem experiência e interesse na área de Filosofia, com ênfase em Estética, Filosofia da Linguagem e Filosofia Analítica, bem como na área de História e Teoria da Arte. É membro do GT de Estética da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia).

Camila Jansen Santana   

UEPG

Camila Jansen Santana é doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2019), com a pesquisa “Um piá na urbe: fragmentos de modernização e urbanização nas figurinhas das Balas Zéquinha (1929-1948)”. Na mesma instituição, tornou-se mestre (2009) e graduada em história (2005). Atua como professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR 2023), ministrando aulas de história para o Ensino Médio. Atuou como docente do departamento de história da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG 2009-2011; 2013-2021), tanto na graduação presencial, quanto na graduação e pós-graduação à distância. Foi professora no Departamento de História da UFPR (2011-2013). Ministrou aulas nos cursos de pós-graduação em Antropologia Cultural e Sociologia e Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR 2015-2017). Desenvolve pesquisas na área de história, análise do discurso, história cultural e história e imagem, geralmente centradas no contexto brasileiro da primeira metade do século XX. Além de alguns artigos acadêmicos publicados, é autora do livro “Sociabilidades curitibanas: o lazer e o civilizar-se” (Máquina de Escrever, 2022).

Cristiane Silveira

UEPG

Cristiane Silveira é professora colaboradora do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na área de Teoria e História da Arte. Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2016), Mestre em Filosofia pela mesma instituição (UFPR, 2010), Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP, 1997) e Licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano (2020). Atua nas áreas de Filosofia da Arte e Estética e História da Arte, com destaque para as teorias e a crítica das artes visuais. Atuou como professora colaboradora na UFPR (2006-2008), na UNESPAR/Embap, (2014-2015), na UTFPR (2015-2017) e como professora dos cursos de Artes Visuais da Uninter (2017-2020). Desenvolve projetos de curadoria e mediação educativa para exposições de artes visuais, dentre as quais se destacam: Cada corpo tem o seu tempo – cada tempo tem o seu corpo (Sesc Paço da Liberdade, Curitiba, 2015), Geraldo Leão: pretérito presente (MuMA, Curitiba, 2014), Sérgio Sister: a cor reunida (MuMA, Curitiba, 2013), Célia Euvaldo: pinturas (Museu da Gravura, Curitiba, 2011) e Carlito Carvalhosa: meus olhos (Museu da Gravura, Curitiba, 2008-2009).

Everton Moraes  < SITE PESSOAL >

UFES

Everton de Oliveira Moraes é professor do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui graduação em História pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2007), mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGHIS/UFSC, 2010) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (PGHIS/UFPR, 2016). Tem experiência com a docência no ensino básico e superior, bem como na modalidade de EAD. Pesquisa temáticas que dizem respeito a analítica dos modos de temporalidade e historicidade no mundo das artes/ficções e nas produções historiográficas.

Fabricio Vaz Nunes  < SITE PESSOAL >

UNESPAR

Fabricio Vaz Nunes é professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba I - Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR/EMBAP), em Curitiba/PR. É Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2015), Mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2005) e Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP, 1999). Realizou Pós-Doutorado na área de Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2018). Desenvolve pesquisas sobre as relações entre texto e imagem em ilustrações literárias e outras modalidades de associações e relações entre artes visuais e literatura, com ênfase nos gêneros gótico, de horror e fantástico, em especial no contexto latino-americano.

Fernando Seliprandy  < SITE PESSOAL >

UFPR

Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorado com bolsa Fapesp (2021/07062-8) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com projeto sobre arquivos audiovisuais dos 150 anos da Independência do Brasil, em 1972. Doutorado e mestrado em História Social pela USP, pesquisando as relações entre história, memória e cinema nas representações das ditaduras do Brasil e do Cone Sul. Autor do livro A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória (2015), entre outros capítulos e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Foi Visiting student no Centro di studi interdisciplinare su memorie e traumi culturali (TraMe), Universidade de Bolonha (Unibo), Itália (out. 2016 a mar. 2017). Fez estágio de pesquisa no Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre Cine (CIyNE), Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina (set. a nov. 2014). É membro dos grupos de pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”; “Arte, Memória e Narrativa”; “Núcleo de Artes Visuais (Navis)”; além da Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano (RICiLA).

Giovana Simão

UNESPAR

Giovana Simão é professora Adjunta da Escola de Música e Belas de Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP/UNESPAR), doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de Cultura e Sociabilidades, mestre em História da Educação pela UFPR e graduada em Licenciatura em Arte, também pela UFPR. Foi professora efetiva do curso de Licenciatura em Artes visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Katiucya Perigo    < SITE PESSOAL >

UNESPAR

Katiucya Perigo é professora adjunta da Escola de Música e Belas Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP/UNESPAR). É graduada em Educação artística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1999). No mestrado em História (PGHIS/UFPR) realizou uma biografia sobre um artista paranaense: Miguel Bakun. De 2004 a 2008 no doutorado (História - PGHIS/UFPR) estudou a constituição do meio artístico moderno (PR). Possui uma série de textos publicados que abrangem as áreas de História e Crítica de arte.

Liz Andréa Dalfré 

UTP

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná com estágio sanduíche no Seminário Permanente de História Contemporânea da América Latina (SEPHILA) do Instituto de História Argentina e Americana Dr. Emilio Ravignani da Universidade de Buenos Aires. Professora do curso de graduação em História da Universidade Tuiuti do Paraná e do Instituto de Educação do Paraná, onde ministra a disciplina de História para o curso de Formação Docente e para o Ensino Médio. Atuou como produtora de material didático e no ensino à distância. Tem experiência na área de História com ênfase em Historiografia Latino-americana, Teoria da História, História da América e Movimentos Sociais. Atualmente, está realizando o pós-doutorado em História na Universidade Federal do Paraná com o projeto "Mundo ao Revés: Silvia Rivera Cusicanqui e a criação de uma episteme visual para a América Andina", onde discute o pensamento intelectual indígena contemporâneo e suas relações com a epistemologia da história.

Luiz Carlos Sereza   < SITE PESSOAL >

UNESPAR

Luiz Carlos Sereza é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP/UNESPAR). É doutor e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR) e graduado em História pela Universidade Tuituti do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: crime, imaginário, ficção policial, cinema e história da arte.

Patricia Gaulier 

UNESPAR

Patrícia Gaulier é professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Curitiba I - EMBAP. É graduada em História da Arte e Arqueologia pela Universidade Paris I – Panthéon – Sorbonne, mestre em História da Arte e Arqueologia, opção arqueologia pré-colombiana pela Universidade Paris I – Panthéon – Sorbonne, e doutora em Antropologia, Etnologia e Pré-história pela Universidade Paris I – Panthéon – Sorbonne com tema sobre ocupações arqueológicas pré-coloniais guaranis e arqueologia missioneira. Tem interesse nas diversas repercussões e expressões da crise ambiental e climática.

Paulo Reis

UFPR

Paulo Reis é professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (DEARTES/UFPR) e autor do livro Arte de vanguarda no Brasil (Rio de Janeiro: Zahar, 2006). Concluiu, em 1985, a licenciatura em artes plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em 1998, obteve o título de mestre na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, em 2001, atuou como curador do Panorama da arte brasileira. Em 2004, concluiu doutorado na Universidade Federal do Paraná e participou da curadoria da mostra Campo aberto: ação, documento e obra. Em Florianópolis, realizou, em 2005, a curadoria de acervo do museu Victor Meireles, onde, em 2007, responsabilizou-se pela mostra Estados da imagem: livros de Waltércio Caldas.

Vinícius Honesko   < SITE PESSOAL >

UFPR

Vinícius Honesko possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também se doutorou em Literatura (Teoria Literária). É autor de O Paradigma do Tempo: Messianismo e Walter Benjamin em Giorgio Agamben. Desenvolve pesquisas relacionadas à teoria da história e à filosofia contemporânea, tendo como autores de referência Georges Didi-Huberman, Jean-Luc Nancy, Peter Sloterdijk e, sobretudo, Giorgio Agamben, de que é também um dos tradutores no Brasil. Atualmente é professor de História Contemporânea no Departamento de História (DEHIS/UFPR) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UFPR) da Universidade Federal do Paraná.

Walter Menon

UFMG

Walter Menon é professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autor de l'Oeuvre d'Art, l'Expérience esthétique de la Vérité (Paris: l'Harmattan, 2011). Realizou pós-doutorado sob supervisão de Bernadette Bensaude-Vincent em 2015 no CETCOPRA - Centre D'Etude Des Techniques Des Connaissances Et Des Pratique - Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Em 2011, foi pesquisador de pós-doutorado no NEVIS Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. É doutor em Filosofia pela Universidade de Paris VIII, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília e graduado em Artes pela mesma instituição. Foi coordenador de subprojeto de Filosofia do PIBID- UFPR 2012-2013. É Pesquisador colaborador do PPG da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasilia e membro do Núcleo de Estudos de Semiótica e Comunicação NESECOM. Áreas de interesse: Estética, Filosofia da Arte, Filosofia da Técnica, com ênfase na relação entre estética, teoria da linguagen, filosofia da técnica, teoria do conhecimento, bem como a relação entre estética e política. Autores de interesse: Danto, Goodman, Kant, Schiller, Rancière, A. Leroi-Gourhan, G. Simondon. Desde 1998 atua como artista plástico.

Yasmin Fabris

UFPR

Professora adjunta do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Design pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Ciências Sociais na Universidad de Chile (cotutela). Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na linha de pesquisa Mediações e Culturas. É coordenadora de relações internacionais do Laboratorio de Estudios Interdisciplinarios e Investigación Aplicada: Museos y Museologías en el Chile Contemporáneo. É investigadora do projeto de pesquisa "La participación chilena en la I Bienal Latinoamericana" selecionado pelo Fondo Nacional para el Desarrollo Cultural y las Artes do Chile (2021-2022). Participa do grupo de pesquisa Design e Cultura (UTFPR), do Grupo de Estudos Discursivos em Arte e Design (UFPR) e do Núcleo de Sociología del Arte y las Prácticas Culturales da Universidad de Chile, responsável pela linha Museos, Instituciones y Políticas Culturales. Realiza pesquisa sobre os seguintes temas: design e cultura, cultura popular, cultura material, história do design e memória e patrimônio.

Anderson
Cristiane
Everton
Giovana
Katiucya
Sereza
Paulo
Vinícius
Walter
Liz Andréa
Patricia
Fabricio
camila
Yasmin
Selipandy
bottom of page