N A V I S ?

Criado em 2010 pelos professores Artur Freitas e Rosane Kaminski e cadastrado junto ao CNPq, o Núcleo de Artes Visuais – NAVIS – é um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação, discussão e difusão do campo das linguagens artísticas, com ênfase na reflexão teórica, histórica e crítica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea. No momento, o grupo conta com duas Linhas de Pesquisa: "História e artes visuais" e "História e ficção". As atuais instituições parceiras do NAVIS são:

Universidade Estadual do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná

Universidade Estadual do Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Universidade Federal do Paraná, Departamento de História

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Design

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Filosofia

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Depto. de Desenho Industrial

 

   

f u n c i o n a m e n t o

Sempre visando o fomento da pesquisa sobre visualidade, o Núcleo trabalha com encontros sistemáticos entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, artistas e o público em geral, possibilitando assim a interação entre universidade, comunidade e classe artística. Os encontros ordinários são abertos ao público e ocorrem em dias e horários pré-definidos, como se vê no cronograma anual do grupo. As reuniões não estão fixadas num único local e variam a cada situação, pois o NAVIS privilegia o intercâmbio entre instituições, trabalhando com um sistema de rodízio institucional. A cada reunião, algum membro do grupo pesquisador ou estudante de pós-graduação stricto sensu (mestrando ou doutorando) – é convidado para realizar uma palestra a respeito de algum ponto de suas pesquisas. Uma semana antes de cada reunião, o palestrante convidado disponibiliza um texto, de sua autoria ou não, que possa servir de apoio para a sua fala. Logo depois da palestra, tem início uma discussão pública sobre o conteúdo da fala e do texto. Além dos encontros ordinários, o NAVIS também organiza seminários, coletâneas e palestras com pesquisadores externos ao Núcleo.

 

   

r e g r a s   d e   c r e d e n c i a m e n t o

Os integrantes do NAVIS dividem-se em duas modalidades: "pesquisadores" e "estudantes". Os estudantes possuem cadastro automático, pois são sempre os orientandos atuais dos pesquisadores cadastrados. Os pesquisadores, por sua vez, precisam atender aos seguintes critérios de credenciamento:

 

1. Adequação aos objetivos gerais do grupo de pesquisa

2. Adequação às especificidades teórico-metodológicas da linha em que pretende se inserir

3. Ser Mestre e/ou Doutor

4. Ter vínculo institucional formal com alguma Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada

 

Gostaria de ser informado diretamente sobre as atividades do NAVIS? Envie uma mensagem para gruponavis@gmail.com solicitando sua inclusão na lista de e-mails do Núcleo.