top of page

agenda 2024

NOSSOS EVENTOS

Confira abaixo a programação anual do NAVIS

41848066_2364350426915151_4415777622160572416_n.jpg

Reunião inaugural do NAVIS

11 de março

18h00

Apresentação dos convidados, pesquisadores e estudantes. Informações gerais sobre as especificidades, os objetivos e o funcionamento do grupo. Definição do cronograma anual.

Local: sala 612, 6º andar, Ed. D. Pedro I, Reitoria, UFPR, Curitiba-PR.

Lançamento do livro Políticas do Sensível: Arte e Urgência e sessão de autógrafos com os autores

25 de abril

19h00

Lançamento do livro: FREITAS, Artur; HONESKO, Vinícius; REIS, Paulo (Orgs.). Políticas do sensível: arte e urgência. São Paulo: Intermeios, 2023.

Sessão de autógrafos com os autores.

Local: Sala 410, 4º andar, Sede Tiradentes, Campus Curitiba I, Universidade Estadual do Paraná, Rua Saldanha Marinho, n. 131, Centro, Curitiba.

Confira o cartaz do evento

SOBRE O LIVRO

A atualidade incorrigível da arte nos predispõe a lidar não apenas com o “passado histórico”, aquele agenciado pelos historiadores de ofício, mas também com o chamado “passado prático”, que se estabelece a serviço do presente. Nas obras, personagens e exposições de arte analisadas neste livro, a intervenção no presente é, mais que um problema de estilo, uma necessidade, uma urgência política. Uma das questões que aqui se coloca é perceber, na imbricação das urgências de hoje e de ontem, a perpetuação de traumas históricos e opressões sociais ainda hoje irresolvidas, mas também a sobrevivência paralela de resistências civis e desejos fabulados. No plano da arte, é a essa capacidade de fabulação de devires outros que nos reportamos quando falamos em políticas de sensibilidade. Para abordar as diversas formas de política do sensível em regimes de urgência histórica, os textos deste livro giram em torno de questões relacionadas às exposições de arte e dissenso crítico, à produção artística e resistência em perspectiva historiográfica e, por fim, à estética e política no tempo presente.

 

LINK

Mesa dos Grupos de Pesquisa EIKOS e NAVIS no III Cinemagem

08 de maio

16h30

"Espaços de exibição e consagração cinematográfica". Mesa EIKOS/NAVIS no III Cinemagem

Palestrantes: Thalita Gomes Ferraz (ESPM-RIO/ PPGCINE-UFF) e
Fernando Seliprandy (DEHIS-UFPR)

Moderador: Pedro Faissol (CINEAV-Unespar)

Promoção: PPG-CINEAV/Unespar

Local: Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba II, Sede Boqueirão, Sala 3, Rua Salvador Ferrante, 1651, Boqueirão.

Por um olhar interessado da estética sobre as artes

17 de maio

19h00

Palestra com Anderson Bogéa

Local: Auditório Antonio Melillo, Bloco 1, Campus Curitiba II, FAP, Universidade Estadual do Paraná, Rua dos Funcionários, n. 1357, Cabral, Curitiba.

Texto de referência (clique no título):

BOGÉA, Anderson. Pode a estética filosófica olhar com urgência para a arte? In: FREITAS, Artur; HONESKO, Vinícius; REIS, Paulo (Orgs.). Políticas do sensível: arte e urgência. São Paulo: Intermeios, 2023.

Confira o cartaz do evento

Horizontes de uma pesquisa interdisciplinar: a ilustração 
literária de Poty Lazzarotto

29 de maio

19h00

Palestra com Fabricio Vaz Nunes

Conferência de encerramento da 1ª ANPAP Sul e 2º CWB Latina

Local: Teatro da Reitoria da UFPR, Rua XV de Novembro, 1299.

Entrada franca.

 

Confira o cartaz do evento

Lançamento do livro História e Imagem: representações de traumas e sessão de autógrafos com os autores

28 de Junho

19h00

Bate-papo e lançamento do livro: GRUNER, Clóvis; KAMINSKI, Rosane (Orgs.). História e imagem: representações de traumas. Jundiaí: Paco Editorial, 2024.

Sessão de autógrafos com os autores.

Local: Anfiteatro 100, Ed. D. Pedro I, 1º andar, Campus Reitoria, UFPR. Rua General Carneiro, 460, Curitiba-PR.

Confira o cartaz do evento

Mariano Moreno: exilado, artista e professor de Victor Meirelles

19 de Julho

19h00

Palestra com Fábio Feltrin e lançamento do livro: FELTRIN, Fábio. Mariano Moreno e seus exílios. Chapecó-SC: Humana Editora, 2023.

Sessão de autógrafo com o autor.

Exilado por nove anos (1843 – 1952) em Desterro, atual Florianópolis, o argentino Mariano Moreno teve uma formação artística eclética em Buenos Aires, focada no desenho técnico e na pintura de paisagem, comum entre os artistas viajantes com quem manteve intenso contato. Essa característica pode ser aferida nos trabalhos de seus alunos, especialmente no mais ilustre: Victor Meirelles

Evento em parceria com a Linha de Pesquisa AMENA - PPGHIS/UFPR

Local: Sala Homero de Barros, 1º andar, Ed. D. Pedro I, Reitoria, UFPR, Curitiba-PR.

Confira o cartaz do evento

Imagens fundacionais e conceitos de história no Sesquicentenário da Independência (1972)

15 de Agosto

19h00

Palestra com Fernando Seliprandy.

 

As gravuras produzidas logo após a Independência brasileira constituíram uma visualidade nacional revisitada até nossos dias, com destaque para os momentos de efeméride. Em que medida o olhar lançado desde outros tempos atualiza a vigência daqueles ideais de nação, civilização e progresso vindos do século XIX ou, ao contrário, questiona suas bases?

Local: Sala 612, 6º andar, Ed. D. Pedro I, Reitoria, UFPR, Curitiba-PR.

Texto de referência: SELIPRANDY, Fernando. Imagens fundacionais e conceitos de história no Sesquicentenário da Independência (1972). In: GRUNER, Clóvis; KAMINSKI, Rosane (Org.). História e imagem: representações de traumas. Jundiaí: Paco Editorial, 2024. p. 283-330.

Confira o cartaz do evento

Cidades, monumentos e conflitos

13 de Setembro

14h00

Palestra com Ana Bugnone (Universidad Nacional de La Plata)

Ana Bugnone é doutora em Ciências Sociais e licenciada em Sociologia pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP, Argentina). Obteve duas bolsas de doutorado e uma bolsa de pós-doutorado do CONICET. Possui Diploma em Cultura Brasileira (Universidade de San Andrés). É Professora Adjunta da Cátedra de Cultura y sociedad y del Taller de Sociología del Arte da UNLP. É membro da Red de Estudios Visuales Latinoamericanos (ReVLaT) e colabora com o Núcleo de Sociología del Arte y de las Prácticas Culturales da Universidade do Chile. Publicou numerosos trabalhos acadêmicos nas áreas de sociologia da arte e cultura visual.

Saiba mais neste link

Evento em parceria com o PPGDesign UFPR, Linha Teoria e História do Design.

Local: Anfi 800, 8º andar, Ed. D. Pedro I, Reitoria, UFPR, Curitiba-PR.

Confira o cartaz do evento

A fábrica de móveis Unilabor: projeto religioso, autogestão operária e produção de imagens 

18 de Outubro

19h00

Palestra com Osvaldo Meca.

A fábrica de Móveis Unilabor funcionou entre 1954 e 1967, na cidade de São Paulo. Foi uma experiência articulada entre a atuação religiosa de um frade dominicano - inspirado por ideias do movimento francês Economia e Humanismo - e o trabalho do artista Geraldo de Barros, que transitava por diversas expressões como fotografia, pintura, design e a publicidade. Por conta de sua organização atípica, a fábrica teve uma produção de imagens organizada de forma instável e não linear, inclusive por conta de divergências e conflitos ideológicos, religiosos e estéticos. 

Texto de referência [clique no título para abrir]:

SILVA, Osvaldo Bruno Meca Santos da; ATIQUE, Fernando. Morar Anunciado: a veiculação publicitária da Unilabor na mídia paulistana. Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, São Carlos, Brasil, v. 19, p. 1–21, 2021.

 

Local: Anfi 100, 1º andar, Ed. D. Pedro I, Reitoria, UFPR, Curitiba-PR.

Confira o cartaz do evento

O Grande Momento: a Bicicleta, o Brás e o Cinema

7 de Novembro

19h00

Palestra com Vinícius Franqueto

O filme O Grande Momento (Roberto Santos, 1958) é um longa-metragem ficcional realizado de forma independente, com tempo narrativo no presente e com temática no cotidiano de moradores do bairro operário do Brás, na cidade de São Paulo. A obra é considerada por historiadores e críticos como um filme fundamental do cinema brasileiro, pois privilegiou, em primeiro plano da narrativa, as lutas diárias de um grupo social de pouco espaço em tela naquele contexto. Por meio da análise fílmico-histórica, se observa o contexto cinematográfico e os percursos dos agentes históricos do cinema moderno brasileiro neste longa-metragem.

Local: Sala 612, 6º andar, Ed. D. Pedro I, Reitoria, UFPR, Curitiba-PR.

Texto de referência [clique no título para abrir]:

FRANQUETO, Vinícius. O Grande Momento: a Bicicleta, o Brás e o Cinema. In: "E depois das bicicletas, o que vocês vão vender?": uma análise fílmico-histórica da obra O Grande Momento (Roberto Santos, 1958). Dissertação (Mestrado em História), UFPR, Curitiba, 2024.

PROGRAME-SE

não perca
insta.webp

Siga o Instagram do NAVIS e mantenha-se atualizado com a nossa programação!

próximo evento

logo_navis_pxmo_evento.jpg
Próximo evento

ei!

Gostaria de ser informado diretamente sobre as atividades do NAVIS? Envie uma mensagem para gruponavis@gmail.com solicitando sua inclusão na lista de e-mails do Núcleo

bottom of page